Como impulsionar sua carreira de escritor criando um portfólio digital

Escrito por Marcelo

De autores a pintores, músicos a designers, ser criativo exige um espaço para expor o trabalho. Na era da internet, isso ficou muito mais simples e dinâmico. Isto acontece por causa do portfólio digital, uma ferramenta importantíssima de divulgação que muitas pessoas ainda resistem em adotar.

Houve uma época em que um portfólio online era preocupação apenas de profissionais com habilidades avançadas em tecnologia. O cenário de hoje é bem diferente, por um motivo simples. Ter um site que funcione como uma vitrine dos seus talentos pode ser um fator decisivo na sua jornada de crescimento. Quando seu objetivo é conquistar um público – de qualquer perfil e tamanho que seja – nada é melhor do que juntar amostras do seu trabalho em um só lugar. Assim, um pequeno retrato do seu caráter criativo e profissional fica constantemente disponível para quem se interessar – por qualquer motivo.

Com as ferramentas atuais, não é preciso entender muito de webdesign para colocar o seu trabalho à mostra. Criar sites se tornou algo fácil e barato, e profissionais de todas as áreas podem montar seu próprio espaço na web. E se engana quem acha que portfólios são apenas para quem trabalha com design. É inteiramente possível construir uma vitrine virtual atrativa apenas com textos – trechos de contos, resenhas, críticas, poemas, até romances.

Além disso, não há porque se limitar a apenas um acervo sem graça. Abra com uma breve apresentação sua. Conte da sua trajetória, destaque suas forças, coloque uma foto ou até mesmo seu currículo (se promover nunca machucou ninguém). Se você trabalha em um ramo onde a conduta não precisa ser tão formal, dá até para arriscar em um estilo divertido de escrita e de layout. O importante é equilibrar duas coisas: mostrar que você se encaixa naquilo que gosta de fazer, e realçar aquilo que o destaca da concorrência.

Aqui estão mais 6 motivos para você apostar nessa ferramenta:

 

  1. Dá visibilidade

O mercado está mais competitivo do que nunca, e a primeira ordem do dia é ser visto. O portfólio digital não tem segredo – um clique aqui, outro ali e pronto: tudo que você já produziu de melhor está nas mãos do seu público, de uma vez só.

 

  1. Demonstra conhecimento digital

“Calma”, você deve estar pensando. “Eu não acabei de ler que eu não preciso saber nada de web para ter meu portfólio?” É verdade. Mas, repetindo: a maioria dos profissionais ainda não entrou nessa corrida. Isso quer dizer que os primeiros a chegar, só por esse mérito, saem à frente no quesito antenação. Você pode não ser um grande programador, mas todos vão sacar que você entende das tendências da rede.

É sempre possível contratar um profissional para montar a sua página para você. Nestes casos, é frequente que estas pessoas façam todo o trabalho de criar e hospedar o seu site, ficando com a responsabilidade de toda a parte técnica, e deixando mais tempo e espaço para mostrar a sua criatividade.

 

  1. Mostra sua personalidade

O seu portfólio na internet funciona como um grande cartão de visitas, e várias primeiras impressões vão ficar por conta dele. É a sua chance de organizar os seus trabalhos para projetar a imagem que você quer enquanto profissional. Vários serviços de hospedagem de sites oferecem plataformas fáceis para a criação de páginas; aliada ao trabalho que você colocar à mostra, essa pode ser uma poderosa ferramenta de marketing pessoal.

 

  1. É prova de dedicação

Além de exibir seu perfil pessoal e profissional, só o fato de você se dar ao esforço de criar uma página de trabalho já é indício de que você leva a sério o que faz. Isso reflete organização e comprometimento, coisas que contam muito em qualquer avaliação.

 

  1. Pode ser atualizado sempre

A beleza da internet é que ela acontece em tempo real. Acabou de terminar um trabalho incrível e quer mostrar para todo mundo? Antigamente, isso seria um processo incômodo de entrar em contato com as pessoas do seu ramo para falar da sua nova conquista. Agora, é só jogar no seu site e pronto: qualquer um que tenha o link pode acompanhar o seu crescimento. Teve um ano produtivo e fez várias coisas que botam os seus trabalhos de antes no chinelo? Apague o material mais velho. Sua apresentação reflete apenas o seu melhor.

 

Conclusão

Com todas estas vantagens e facilidades, não há motivo para continuar fugindo do portfólio. É uma maneira excelente de alavancar o crescimento profissional e se tornar mais competitivo em um cenário onde isso é prioridade.

Este artigo foi produzido pela Hostinger, empresa consolidada no mercado de revenda de hospedagem de sites no Brasil e no mundo, com serviços de hospedagem barata, VPS e registro de domínio.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: